Sobre as Escrituras

O Relato da Criação


O relato da criação, narrado no livro de Gênesis, é um dos textos das Escrituras mais lidos e criticados. Críticos chamam a atenção para os supostos absurdos do relato, como o fato de Deus ter criado o mundo em seis dias. Algumas questões podem ser levantadas acerca dessa objeção seriam: o que é mesmo um absurdo? Quem decide o que é absurdo ou não? Por que que acreditar que Deus fez o mundo em seis dias é um absurdo, mas acreditar que as leis da gravitação universal são produto do acaso não é um absurdo?
Quando dizemos que algo é absurdo ou normal, estamos fazendo sob um determinado ponto de vista. Mas, como se sabe que esse ponto de vista, em si mesmo, não é um absurdo? Como se vê, o simples uso da palavra "absurdo" já questionável. Deixemos lado, por ora, a discussão do conceito. Passemos a algumas considerações sobre o relato.

Moshe Kline (http://www.chaver.com/) nos chama a atenção para uma leitura não-linear do relato da criação. Para ele, ler um texto escrito há milhares de anos, por um povo cultural e geograficamente tão distante do Ocidente de maneira linear, como se lê um texto moderno, é muito ingênuo. Ele propõe, então, uma leitura não-linear do relato da criação.

O estudo que Moshe Kline faz do relato nos permite resolver muitas questões acerca do relato. Não pretendemos abordá-la todas aqui,  porém, podemos chamar a atenção para os seis dias da criação. Moshe Kline nota uma relação lógica muito grande entre os dias da criação. Vejamos, por exemplo, o dia primeiro e o dia quarto. Note-se que, no dia primeiro, é criada a luz, ao passo que, no dia quarto, são criados os luminares, que nos fornecem a luz. Essa relação entre o dia um e o dia quarto elimina a objeção feita ao relato de que a luz teria sido criada antes do sol, ou dos astros de onde a luz provém.

Relações como essa ocorrem em todo o relato da criação, lançando uma luz sobre os pseudo-absurdos tão propalados pelos ínfelizes críticos das Escrituras.

Quem estiver interessado em saber mais sobre o estudo do senhor Kline acerca do relato da criação entre em contato.