segunda-feira, 25 de abril de 2011

Deus pode criar uma pedra tão pesada que ele mesmo não possa carregar?

Esse é um problema antigo proposto pelos inimigos do cristianismo. A resposta a essa pergunta, qualquer que seja, comprometeria o atributo de onipotência de Deus. Se dissermos sim, então estaremos admitindo que Deus não é tão poderoso assim, pois, mesmo criando uma tal pedra, ele não seria poderoso o suficiente para carregá-la. Se dissermos não, da mesma maneira estaremos admitindo que há algo que Deus não possa fazer. O problema proposto possui variantes, mas, em síntese, ele tem a intenção de ser um problema insolúvel para a fé cristã.

Porém, o problema é tão tolo quanto tolo é o pensamento e crenças não cristãs. Ele é resolvido de maneira muito simples, tomando-se sempre, mas sempre mesmo, o poder de Deus como regra. Vejo duas respostas para esse problema.

Primeiramente, esse problema diz respeito à NOSSA lógica, ele não diz respeito ao poder de Deus. Sim, nossa lógica, limitada como é, não pode conceber o atributo da onipotência diante de nenhuma das duas respostas possíveis ao problema. Porém, Deus não tem nada a ver com a nossa lógica, Deus, na verdade, está muito, mas muito acima dela. Alguns teólogos diriam que Deus é lógica, que a lógica é  a maneira como Deus pensa, mas isso é um assunto para ser discutido em outro momento. Por ora, fiquemos apenas com o problema proposto.

Nossa lógica demanda uma única resposta para esse problema, apesar de que podemos imaginar duas: o sim ou o não. Ambas, contudo, comprometem o atributo da onipotência divina. A verdade é que, como já dissemos, esse problema nada tem a ver com o poder de Deus, mas com a nossa capacidade lógica. Assim, do ponto de vista lógico, podíamos dizer que nós não podemos resolver tal questão, pois nossa lógica não comporta uma resposta que coadune com a onipotência de Deus. Ou seja, esse é um problema de lógica, um jogo de lógica, nada tem a ver com o poder de Deus. O problema, então, testa nossa capacidade intelectual ou lógica de resolvê-lo, não testa o poder de Deus de forma alguma.

Em segundo e último lugar, a resposta lógica, do ponto de vista do poder de Deus, e ilógica, do ponto de vista de nossa lógica, é que Deus é tão onipotente, mas tão onipotente, que ele é capaz de, SIMULTAMENTE,  fazer coisas mesmo não as fazendo. Sim! O poder de Deus não tem nenhuma obrigação de satisfazer nossa lógica, assim, Deus é capaz de fazer algo não fazendo, de ser não sendo, de ir não indo, de ter não tendo, de falar não falando etc, e, para assombro da nossa lógica, tudo ao mesmo tempo!

2 comentários: