segunda-feira, 18 de abril de 2011

Por que cremos em Deus?

Alguma vez você já se fez essa pergunta? Você nunca parou para pensar por que Deus é invisível? Ora, se Deus quer que todos os homens creiam nele, não seria mais fácil se ele fosse visível? Dessa forma, sua existência seria algo inegável. De fato, ninguém há que possa negar que o sol exista, isso porque o sol está bem lá, visível, todos podem vê-lo. Mas e Deus?

Há uma coisa bem dura de se dizer: Deus é invisível porque não está interessado em que todos creiam nele. Se Deus quisesse que todos cressem nele, ele mesmo faria todos crerem nele. Deus pode fazer tudo, ele poderia eliminar da mente de todos os homens toda dúviad a seu respeito. Alguém poderia objetar e dizer que Deus nos deu livre arbítrio e que, por isso, as pessoas é que devem decidir ser vão acreditar nele ou não, se querem acreditar nele ou não. Essa resposta, contudo, é bem superficial e pouco inteligente.

Em primeiro lugar, não há nada no universo que nos diga que exista um único deus. Nada! De fato, qualquer pessoa que observe o universo poderia, inteligentemente, dizer que há uma inteligência criadora de tudo. Contudo, por que não duas, três ou dez milhões de inteligências criadoras de tudo? Nada há no universo que nos mostre, que nos comprove que exista um deus somente.

Em segundo lugar, nada há no universo que nos diga que o Deus dos cristãos seja o Deus verdadeiro. Por que o Deus cristão é o verdadeiro? Como sabemos que não é o Deus dos muçulmanos que é verdadeiro? Como sabemos que não existe nenhum Deus cristão ou muçulmano e que o deus verdadeiro é Tupã, ou Manitu, ou Zeus ou Thor?

Para nós cristãos é líquido e certo que existe somente um deus e que esse deus é o Deus revelado nas Escrituras. Nós cristãos afirmamos que detemos o monopólio da verdade e que qualquer crença ou ideia contrária ao que está narrado em nossas Escrituras é falsa. Mas a questão é: como sabemos disso?

A resposta para tudo isso é que ninguém pode acreditar em Deus a menos que Deus queira que tal pessoa acredite. Ninguém jamais viu Deus para saber que ele existe mesmo. Ninguém viu Cristo Ressuscitar para saber que foi verdade que ele ressuscitou. Somente podemos aceitar a existência de Deus e as coisas a ele relacionadas se Deus quiser. As Escrituras nos dizem assim.

As Escrituras nos dizem que a fé é um dom (presente) de Deus. A fé não nasce no coração do homem, isso é bobagem. Do coração do homem somente procedem maus desígnios, é o que a Bíblia diz. Além do mais, como o coração do homem poderia saber que Deus existe para que fizesse a fé nascer? A fé é algo que Deus deu (dom) e, se alguém não a tem, é porque Deus não a deu. Eis porque cremos em Deus!

2 comentários:

  1. Talvez eu não tenha intendido direito mais você disse que ninguém viu Cristo ressuscitar, mais a bíblia diz que muitas pessoas o viram ser crucificado e morto e depois que ele ressucitou muitas pessoas o viram vivo, pois ele ficou andando com os discipulos por 40 dias e depois subiu ao céu.

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas nenhum de nós hoje o viu ressuscitar, correto? Além do mais, nenhum cristão hoje viu que alguém viu Cristo ressuscitar. Ou seja, não estou dizendo que Cristo não ressuscitou, estou dizendo que ele ressuscitou. Porém, a questão é: por que acreditamos nisso? A resposta é: acreditamos nisso não porque tenhamos escolher acreditar, mas porque Deus nos fez acreditar nisso. A fé é dada por Deus, não pelo livre arbítrio do homem.

    ResponderExcluir