sexta-feira, 22 de abril de 2011

E disse Deus: faça-se a luz.

Uma das objeções mais comuns contra as Escrituras diz respeito ao relato da criação em Gênesis. É comum se ouvir ou se ler que o relato da criação é uma tolice, pois mostra Deus criando a luz antes mesmo de criar o sol, que dá a luz. Essa objeção pode parecer, à primeira vista, bastante pertinente, razoável até. Porém, um exame mais acurado revelará a obtusidade do pensamento não cristão. Vejamos:

Essa objeção é tola e obtusa por duas razões bem simples. Vamos ver cada uma delas separadamente.

Primeiramente, supõe-se que Deus, que criou o universo inteiro, não tenha sido capaz de criar a luz sem criar o sol. Ora, se Deus foi capaz de criar o sol, poderia muito bem ser capaz de criar a luz também sem a participação do sol. Porém, essa resposta pode parecer simplória demais para qualquer um. Eu nem a usaria para refutar a objeção tola citada acima. Se a estou listando aqui é somente para mostrar que  a mente cristã é capaz de fornecer um raciocínio muito mais lógico do que qualquer objeção não cristã mereça. Passemos, então à segunda reposta.

Em segundo lugar, a objeção de que Deus não poderia ter criado a luz porque criou o sol depois é obtusa pelo simples fato de que ela supõe que Deus estivesse aqui na Via Láctea no momento em que criou a luz. Não é estúpido isso? Mas é exatamente nisso que o não cristão está pensando quando levanta sua objeção. Ele está imaginando que as Escrituras estão dizendo que Deus estava aqui no nosso sistema solar, criando a luz, e que só depois de criar a luz é que ele criou o sol. Ora, mas isso é extremamente idiota! Deus poderia estar nos mais longínquos confins do universo, criando a luz, fazendo-a aparecer  mediante a criação de outros milhares e milhares de sóis, e só depois de ter criado a luz- como está narrado no versículo primeiro de Gênesis - ter criado o NOSSO sol, não o sol de maneira geral.

A mente não cristã, porém, é obtusa demais para entender algo tão simples, tão prosaico como isso. Para um não cristão, somente existe uma ÚNICA fonte de luz, o nosso sol. Mas para Deus, o criador do universo, existem incontáveis fontes de luz, outros milhões e milhões de sóis espalhados por esse universo afora. A luz que Deus criou não precisaria necessariamente de advir do nosso sol.

Fé cristã, verdadeira sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário